EnglishPortugueseSpanish
ABDI divulga selecionadas para programa de R$ 4,8 milhões • Neosilos
EnglishPortugueseSpanish

Projetos incluem IoT, sensoriamento remoto, Inteligência Artificial, analytics, visão computacional e robótica.

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, na última semana, a lista dos 14 projetos selecionados pelo Programa Agro 4.0. As propostas escolhidas envolvem o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial, além de analytics, visão computacional, tecnologias de comunicação e robótica.

“O agro é quase um mundo. Entre os classificados, temos desde insumos, passando por produção e colheita, processamento até integração da cadeia. Envolvendo o peixe da Amazônia, o café, a ovinocultura, a cana. Tudo isso, e muito mais, relacionado à Inteligência artificial, sensoriamento, monitoramento. Realmente o Agro é Tec, o Agro é um mundo”, destacou o presidente da ABDI, Igor Calvet, durante live para divulgação dos nomes dos projetos vencedores.

O evento virtual contou com a participação do secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Camargo; e Isabela Gaya, analista de inovação e produtividade da ABDI. “É uma revolução que vemos no agronegócio. Vencemos o desafio da década de 1970, quando o Brasil importava alimentos, e temos agora a revolução digital. A pandemia nos mostrou que esse já é o nosso presente”, disse o secretário.

A estimativa é que mais de 700 empresas do setor produtivo sejam diretamente impactadas com o processo de difusão dos projetos selecionados pelo programa.

O Edital Agro 4.0, que foi lançado em setembro, é um programa resultante de parceria com o MAPA e com outros dois ministérios, o da Economia e o de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Agro 4.0 é um programa na modalidade de concurso, sendo o total das premiações no valor de R$ 4,8 milhões.

“Com quase 5 milhões de reais estamos apoiando diretamente 700 empresas. Isso é o resultado do impacto direto ao setor produtivo. Isso fortalece o trabalho da ABDI e do MAPA e é resultado direto do esforço para impulsionar o setor produtivo”, disse Igor.

O programa Agro 4.0 prevê a adoção de tecnologias 4.0 em quatro categorias e a maioria dos projetos, oito (57% das selecionadas), se enquadra na Categoria 2 – produção e colheita. A Categoria 3 – processamento, ficou com 3 projetos (21%), Categoria 4 – integração de elos da cadeia, com 2 projetos (14%); e a Categoria 1 – Insumos, com 1 projeto (7%).

Regionalmente, considerando as principais empresas do setor produtivo envolvidas, a região Sul contou com 6 projetos (RS e PR); o Sudeste, com 4 projetos (MG, RJ e ES); o Centro Oeste, com 2 projetos (MS e GO); o Norte e o Nordeste, com 1 Projeto cada (RO e BA, respectivamente). Considerando as demais empresas usuárias envolvidas nos projetos, inclui-se, também, SP e MT.

Dentre as 14 propostas selecionadas, as principais empresas do setor produtivo envolvidas são de médio porte (43%), seguidas das de pequeno porte e microempresas (21%), e das de grande porte (14%), de acordo com a classificação Receita Operacional Bruta Anual do BNDES.

Confira a lista dos classificados:

1.

Proponentes: Usina Biológica Soluções para Agricultura; Sociedade Rural do Paraná; Indusfrio.

Projeto: Tecnologia 4.0 biodigital para processos, máquinas e equipamentos da produção de bioinsumos para a agricultura.

2.

Proponentes: Agropastoril Alvorada, Ourofino Agronegócio; Olho do Dono Tecnologia; Inttegra; Agropastoril Quatro Irmãos.

Projeto: Pesagem de bovinos por imagem, utilizando câmera 3D portátil.

3.

Proponentes: Agrícola Cerradão; Unesp; Agtech Serviços Agrícolas.

Projeto: Implantação de automação, controle, monitoramento e gestão do plantio de cana picada com difusão do conhecimento e tecnologia 4.0.

4.

Proponentes: Agrospe; Furg; Horn, Mor e Horn.

Projeto: Implementação de Inteligência Artificial para realizar mapeamento autônomo do pomar através de um sistema de Visão Computacional.

5.

Proponentes: Granja Jaguari; Emater-RS; Smart Consultoria; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha de São Vicente do Sul; Instituto Agris Agroresearch.

Projeto: Sistema de suporte a decisão para controle da ferrugem da soja utilizando analytics da interação entre a favorabilidade ambiental e monitoramento semanal do inoculo.

6.

Proponentes: Agropecuária Bergoli; Associação Antônio Vieira; Raks Tecnologia Agrícola.

Projeto: Implementação de um sistema de monitoramento da umidade do solo através de sensoriamento remoto e IoT, para controle da irrigação.

7.

Proponentes: Drakkar Solos Consultoria; Fatec/UFSM; Ows Opportunity Web Software; Stara; Cotrijal.

Projeto: Implantação de uma plataforma/aplicativo que permita quantificar o nível tecnológico e grau de informação dos produtores rurais em uma escala nacional, ao mesmo tempo que indique caminhos sólidos para adoção de tecnologias 4.0, respeitando a curva de aprendizagem e aumentando a eficiência da adoção destas tecnologias.

8.

Proponentes: Fazendas Nova Geração Agronegócios; Desafios Agro Consultoria; Smart Sensing Brasil;.

Projeto: Pulverização Inteligente (implantação de sensores adaptáveis a qualquer tipo de pulverizador, que identificam plantas vivas e pulverizam somente sobre as mesmas, podendo reduzir em até 95% o uso de defensivos agrícolas).

9.

Proponentes: Lar Cooperativa; Universidade Tecnológica Federal do PR – Medianeira; Trinovati; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Inesc P&D Brasil.

Projeto: AvIoT: Avicultura Conectada, Inteligente e Otimizada (Implantação de solução para monitoramento constante da produção e aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem de máquina para que se obtenha os melhores parâmetros para produção de aves de corte e que deverão proporcionar melhorias constantes na qualidade e rentabilidade do produtor e da cooperativa, com identificação de correlação de eventuais doenças nas aves-ambiência-homogeneidade de peso e qualidade).

10.

Proponentes: Indústria de Rações Patense; Associação Brasileira de Reciclagem Animal; Pronutra do Brasil.

Projeto: Implantação de rastreamento, monitoramento e controle remoto, em tudo que se refere à aplicação de aditivos voltados para a nutrição animal em uma plataforma online, com relatórios de consumo, relatório de falhas de dosagem com uma linha do tempo até a sua resolução, alertas de falha imediatos por e-mail a colaboradores cadastrados, alertas de manutenção preditiva e corretiva dos equipamentos utilizados para este fim, verificação de estoques de produto, calculadoras de dosagem para conferência das dosagens, disponibilizando um calendário resumo relacionando todos os eventos, facilitando a identificação de todos os fatos relacionados à cada ponto de aplicação em uma fábrica. Além disto, disponibilizar uma Interface de Programação de Aplicações (API) para integração dessas informações no Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) do cliente.

11.

Proponentes: Cocamar; Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba; Neosilos Desenvolvimento de Sistemas.

Projeto: Implantação de solução, incluindo equipamento que classifica diversos tipos de grãos automaticamente e torna o processo de classificação mais ágil e transparente para todos os envolvidos na cadeia de comercialização de grãos.

12.

Proponente: Café Fazenda Goiabal

Projeto: Automatização do processo de revolvimento de grão de café no terreiro de secagem e acompanhamento em tempo real de possíveis problemas e desigualdades nas temperaturas de secagem do café.

13.

Proponentes: PSP Indústria, Comércio, Importação e Exportação; Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia; Bússola Consultoria; Castilho & Ferreira Comércio, Imp. Exp.; Bigsal Indústria e Comércio de Suplementos para Nutrição Animal.

Projeto: Implantação de solução para digitalização e integração da cadeia do peixe da Amazônia.

14.

Proponentes: Água Tirada Agropecuária; Institutos de Pesquisas Eldorado; Tech Inovações Tecnológicas para a Agropecuária; Fazenda Garrote; Fazenda Estacas; Fazenda Santa Cruz; Omamori Indústria de Alimentos; Olhos D’Água Indústria e Comércio de Carnes; Frigorífico Angelelli; Eng. Soluções Tecnológicas; Hoobox Robotics; Brazil Beef Quality; Be Animal Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Sexing Technologies do Brasil; Conexão Pecuária para o Melhoramento Genético; Rancho Soluções em Tecnologia./

Projeto: Implantação de plataforma de inteligência de informações de mercado para a maximização do lucro de produtores e da indústria frigorífica (inclui soluções para monitoramento da origem do animal, monitoramento da cadeia, monitoramento da qualidade, previsão de demanda e marketplace).

Fonte: CanalRural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Neosilos

A Neosilos desenvolve soluções tecnológicas para o agronegócio e oferece assistência em toda a jornada de implementação, tornando o processo de adoção muito mais fácil e descomplicado.

Novidades

    Fatal error: Uncaught Error: Cannot use object of type WP_Post as array in /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-content/plugins/exponent-modules/includes/widgets/recent_post_widget.php:36 Stack trace: #0 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-includes/class-wp-widget.php(393): Exponent_Widget_Recent_Posts->widget(Array, Array) #1 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-includes/widgets.php(831): WP_Widget->display_callback(Array, Array) #2 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-content/themes/neosilos/sidebar.php(32): dynamic_sidebar('default-sidebar') #3 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-includes/template.php(770): require_once('/home/storage/3...') #4 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-includes/template.php(716): load_template('/home/storage/3...', true, Array) #5 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-includes/general-template.php(136): locate_template(Array, true, true, Array) #6 /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_ in /home/storage/3/18/b9/neosilos1/public_html/site/wp-content/plugins/exponent-modules/includes/widgets/recent_post_widget.php on line 36
    Erro › WordPress